Visão geral do laboratório
Sua empresa tem um aplicativo web hospedado on-premises e decidiu migrar a infraestrutura existente para a nuvem usando a Amazon Web Services (AWS) como provedor de nuvem. Como Solutions Architect, você tem a tarefa de analisar e avaliar diferentes estratégias de migração e encontrar uma solução para migrar o aplicativo para a nuvem AWS.
Neste laboratório, você redefinirá a plataforma e migrará seu aplicativo Web para a nuvem usando o AWS Elastic Beanstalk.
Lista de ícones
Vários ícones são usados neste laboratório para chamar a atenção para determinados aspectos do guia. A lista a seguir explica a finalidade de cada ícone:
- O ícone do teclado especifica que você deve executar um comando.
- O ícone da área de transferência indica que você pode verificar o resultado de um comando ou arquivo editado comparando-o com o exemplo fornecido.
- O ícone da nota especifica sugestões, dicas, orientações ou recomendações importantes.
- Chama a atenção para informações de especial interesse ou importância. Deixar de ler as observações não resulta em prejuízos físicos ao equipamento ou aos dados, mas pode resultar na necessidade de repetir certas etapas.
- O ícone do “i” circulado especifica em que local encontrar mais informações.
- Sugere um momento de parar e pensar em como aplicar um conceito em seu próprio ambiente ou iniciar uma conversa sobre o tópico em questão.
Visão geral do AWS Elastic Beanstalk
O AWS Elastic Beanstalk é um serviço de fácil utilização para implantação e scaling de aplicativos e serviços da web desenvolvidos com Java, .NET, PHP, Node.js, Python, Ruby, Go e Docker em servidores comuns, como Apache, Nginx, Passenger e IIS.
Basta fazer o upload do seu código que o Elastic Beanstalk se encarrega automaticamente da implantação, desde o provisionamento de capacidade, passando pelo balanceamento de carga e pelo auto scaling, até o monitoramento da integridade do aplicativo. Ao mesmo tempo você mantém total controle sobre os recursos AWS que possibilitam a operação do seu aplicativo, e pode acessar os recursos subjacentes a qualquer momento.
Não há cobrança adicional pelo Elastic Beanstalk. Você paga apenas pelos recursos da AWS necessários para armazenar e executar seus aplicativos.
Para usar o Elastic Beanstalk, crie um aplicativo, faça upload de uma versão de aplicativo na forma de um pacote de origem do aplicativo (por exemplo, um arquivo .war do Java) para o Elastic Beanstalk e, em seguida, forneça informações sobre ele. O Elastic Beanstalk inicia automaticamente um ambiente, criando e configurando os recursos da AWS necessários para executar o código. Depois que o ambiente for iniciado, você poderá gerenciá-lo e implantar novas versões de aplicativos. O diagrama a seguir ilustra o fluxo de trabalho do Elastic Beanstalk.
Permissões
Quando você cria um ambiente, o AWS Elastic Beanstalk solicita que você forneça dois perfis do AWS Identity and Access Management (IAM):
- Perfil de serviço: o Elastic Beanstalk considera que o perfil de serviço usa outros serviços da AWS em seu nome.
- Perfil de instância: o perfil de instância é aplicado às instâncias no ambiente e permite que elas recuperem as versões de aplicativo do Amazon Simple Storage Service (Amazon S3), façam upload dos logs para o Amazon S3 e executem outras tarefas que variam de acordo com o tipo e a plataforma do ambiente.
Para este laboratório, o perfil de serviço e o perfil de instância já foram criados como parte da configuração inicial.
Tópicos abordados
Ao final deste laboratório, você vai conseguir:
- Preparar o código-fonte do seu aplicativo para migração para a AWS.
- Fazer upload da versão do código-fonte do aplicativo em um bucket do S3.
- Criar um aplicativo do Elastic Beanstalk e iniciar um ambiente.
- Revisar e gerenciar o ambiente do Elastic Beanstalk.
Pré-requisitos de conhecimentos técnicos
Para concluir este laboratório, será necessário:
- Ter acesso a um computador com Microsoft Windows, Mac OS X ou Linux (Ubuntu, SuSE ou Red Hat).
- Ter um navegador de Internet moderno, como Chrome ou Firefox.
- Estar familiarizado com a navegação básica do console de gerenciamento da AWS.
- Sentir-se confortável em editar scripts usando um editor de código do AWS Cloud9 ou usando ferramentas como vi e nano.
Duração
Este laboratório leva 60 minutos.