Visão geral do laboratório
Este laboratório autogerido (SPL) se destina a orientar o processo de migrar um aplicativo web monolítico para a AWS. O laboratório representa o modelo de um aplicativo web de duas camadas, hospedado no seu ambiente no local. Durante o laboratório, você migra cada camada do laboratório para a AWS usando diferentes serviços de migração da AWS.
Objetivos
Ao final deste laboratório, você será capaz de:
- Explorar e verificar o aplicativo web existente que precisa ser migrado.
- Entender as etapas envolvidas na migração do aplicativo web para a AWS.
- Redefinir a hospedagem/o servidor do aplicativo no Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) usando o AWS Application Migration Service (MGN).
- Redefinir a plataforma do banco de dados no Amazon Relational Database Service (Amazon RDS) usando AWS Database Migration Service (AWS DMS).
- Testar o aplicativo web migrado e verificar se a migração foi realizada com sucesso.
Pré-requisitos
Este laboratório requer:
- Acesso a um computador com Windows, macOS X ou Linux (Ubuntu, SuSE ou Red Hat)
- Um navegador moderno como o Google Chrome ou o Mozilla Firefox
Conhecimentos técnicos necessários
Para concluir este laboratório com êxito, você deve ter algum conhecimento sobre os seguintes serviços ou recursos:
- Amazon EC2
- Amazon RDS
- AWS Identity and Access Management (IAM)
- Amazon Virtual Private Cloud (Amazon VPC)
Duração
O laboratório leva aproximadamente 120 minutos para ser concluído.
Lista de ícones
Vários ícones são usados neste laboratório para chamar a atenção para diferentes tipos de instruções e observações. A lista a seguir explica a finalidade de cada ícone:
- Comando: um comando para executar no terminal
- Saída esperada: um exemplo que você pode usar para verificar a saída de um comando ou arquivo editado
- Observação: uma sugestão, dica ou orientação importante
Cenário do laboratório
A configuração inicial do laboratório tem um aplicativo web de duas camadas (um aplicativo de inventário simples) hospedado em duas instâncias do EC2 na região da AWS em Oregon (us-west-2). Isso emula um aplicativo web de duas camadas padrão hospedado no seu ambiente no local e é denotado como a infraestrutura SOURCE (ORIGEM) que precisa ser migrada. Apesar de usar instâncias do EC2 para hospedar o aplicativo, na realidade, pode se tratar de servidores físicos ou virtuais sendo executados no seu próprio ambiente. O aplicativo de duas camadas possui estes componentes:
- Um servidor da Web/aplicativo (SourceWebApp) executando um aplicativo simples PHP e SQL.
- Um servidor do banco de dados (SourceDB) executando o MySQL
O diagrama a seguir mostra a infraestrutura SOURCE (ORIGEM):
O diagrama anterior representa a infraestrutura de origem, em que dois servidores criam o aplicativo web. O primeiro servidor é um da web/aplicativo, enquanto o segundo representa o servidor do banco de dados. O servidor do aplicativo web pode ser acessado pelos usuários por meio da URL designada. Para fins do laboratório, os servidores de origem são hospedados em uma sub-rede pública em um VPC nomeada Source VPC (VPC de origem). A infraestrutura de origem fica hospedada em um us-west-2, que representa a região de origem.
O laboratório também possui a região TARGET (DESTINO) N. Virginia (us-east-1), para onde é possível migrar a infraestrutura de origem.
Durante o laboratório, você migra cada camada a um serviço da AWS:
- O servidor da web/aplicativo é migrado para um servidor do EC2 usando o AWS MGN
- O servidor do banco de dados é migrado para uma instância do banco de dados do RDS usando o AWS DMS
O diagrama a seguir mostra a infraestrutura de destino após a conclusão da migração.
O diagrama anterior representa a infraestrutura de destino, que retrata o estado final do laboratório depois da migração. O servidor da web/aplicativo fica hospedado na instância do EC2, enquanto o servidor do banco de dados fica hospedado na instância do banco de dados do RDS. Os usuários também pode acessar o aplicativo da web por meio da URL designada. A infraestrutura de destino fica hospedada na região us-east-1, que representa a região de destino.
Observação:
- Há uma lista com todos os recursos necessários durante as atividades do laboratório à esquerda destas instruções.
- Algumas tarefas no laboratório exigem que você inicie a tarefa e aguarde de 10 a 15 minutos para que ela seja concluída.
- Para simplificar, a infraestrutura do laboratório pode não usar práticas recomendadas em termos de alta disponibilidade e uso de sub-redes privadas. O principal objetivo do laboratório é orientar o processo de migração e serviços. Ao migrar soluções para a AWS, siga as práticas recomendadas em relação aos pilares de confiabilidade e segurança das práticas recomendadas do AWS Well-Architected, que é possível encontrar aqui.