Visão geral do laboratório
O Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) é um serviço da web que oferece capacidade computacional segura e redimensionável na nuvem. Ele foi projetado para facilitar a computação em nuvem na escala da web para os desenvolvedores. A interface de serviço da Web simples do Amazon EC2 permite que você obtenha e configure capacidade com o mínimo de esforço. Ela oferece um controle completo de seus recursos de computação e permite a execução no ambiente de computação comprovado da Amazon.
Neste laboratório, você explorará a seleção e a criação dos componentes apropriados da máquina virtual do Amazon EC2, como redes, armazenamento e segurança. Você também terá a oportunidade de configurar, acessar e encerrar uma instância do Amazon EC2.
Tópicos abordados
Ao final do laboratório, você conseguirá:
- Navegar até o console de serviço do Amazon EC2.
- Entender o ciclo de vida de uma instância do Amazon EC2.
- Entender os principais componentes de uma instância do Amazon EC2 e como configurá-los.
- Iniciar e acessar uma instância do Amazon EC2.
- Terminar uma instância do Amazon EC2.
Lista de ícones
Vários ícones são usados neste laboratório para chamar a atenção para diferentes tipos de instruções e observações. A lista a seguir explica a finalidade de cada ícone:
- Comando: um comando que você precisa executar.
- Saída esperada: um exemplo que você pode usar para verificar a saída de um comando ou arquivo editado.
- Observação: uma sugestão, dica ou orientação importante.
- A considerar: um momento de parar e pensar em como aplicar um conceito no seu ambiente ou iniciar uma conversa sobre o tópico em questão.
- Informações adicionais: em que local encontrar mais informações.
- AVISO: informações de interesse ou importância especiais (não tão importantes a ponto de causar problemas com o equipamento ou dados caso você não as veja, mas que possam resultar na necessidade de repetir determinadas etapas).
- AVISO: uma ação que seja irreversível e que tenha potencial de afetar a falha de um comando ou processo (inclusive avisos sobre configurações que não possam ser alteradas após serem feitas).
- Conteúdo do arquivo: um bloco de código que exibe o conteúdo de um script ou arquivo que será necessário executar e que foi pré-criado para você.
- Segurança: uma oportunidade de incorporar as práticas recomendadas de segurança.
Visão geral do Amazon EC2
O Amazon EC2 oferece capacidade computacional dimensionável na nuvem Amazon Web Services (AWS). O uso do Amazon EC2 elimina a necessidade de investir em hardware inicialmente, para que você possa desenvolver e implantar aplicativos com mais rapidez. Você pode usar o Amazon EC2 para iniciar quantos servidores virtuais forem necessários, configurar a segurança e as redes e gerenciar o armazenamento. O Amazon EC2 permite aumentar ou reduzir verticalmente para lidar com as mudanças nos requisitos ou picos em popularidade, diminuindo a necessidade de prever o tráfego.
O Amazon EC2 oferece os seguintes recursos:
- Ambientes de computação virtual, conhecidos como instâncias.
- Modelos pré-configurados para as instâncias, conhecidos como Amazon Machine Images (AMIs), que empacotam os bits necessários para o seu servidor (incluindo o sistema operacional e o software adicional).
- Várias configurações de CPU, memória, armazenamento e capacidade de redes para suas instâncias, conhecidas como tipos de instância.
- Proteção para as informações de início de sessão para suas instâncias usando pares de chaves (a AWS armazena a chave pública e você armazena a chave privada em um local seguro).
- Volumes de armazenamento para dados temporários que são excluídos quando você interrompe, hiberna ou encerra sua instância, conhecidos como volumes de armazenamento de instância.
- Volumes de armazenamento persistente para seus dados usando o Amazon Elastic Block Store (Amazon EBS), conhecidos como volumes do Amazon EBS.
- Vários locais físicos para seus recursos, como instâncias e volumes do Amazon EBS, conhecidos como Regiões e Zonas de Disponibilidade.
- Um firewall que permite que você especifique os protocolos, as portas e os intervalos de IP de origem que podem alcançar suas instâncias usando grupos de segurança.
- Endereços IPv4 estáticos para computação em nuvem dinâmica, conhecidos como endereços de IP elástico.
- Metadados, conhecidos como tags, que você pode criar e atribuir aos seus recursos do Amazon EC2.
- Redes virtuais que podem ser criadas por você, que são logicamente isoladas do restante da nuvem AWS e que você pode conectar opcionalmente à sua própria rede, conhecidas como nuvens privadas virtuais (VPCs).
Para obter mais informações sobre o Amazon EC2, consulte O que é o Amazon EC2?.
Pré-requisitos
Este laboratório requer:
- Acesso a um computador com Microsoft Windows, Mac OS X ou Linux (Ubuntu, SuSE ou Red Hat).
- Um navegador de internet moderno, como Chrome ou Firefox.
- Conhecimento básico da computação da AWS e do Amazon EC2.
- Familiaridade com a navegação básica do Console de gerenciamento da AWS.
Duração
Este laboratório requer 60 minutos para ser concluído.