Visão geral do laboratório
Este laboratório apresenta o Amazon Elastic Block Store (Amazon EBS) por meio do Console de Gerenciamento da AWS, explicando os conceitos básicos do Amazon EBS passo a passo e demonstrando como criar, anexar volumes do EBS a instâncias do Amazon EC2, criar snapshots e restaurar volumes usando os snapshots.
Descrição da imagem: o diagrama anterior mostra as instâncias do Amazon EC2 e os volumes do Amazon EBS anexados.
O Amazon Elastic Block Store (Amazon EBS) oferece armazenamento persistente para instâncias do Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2). Os volumes do EBS são vinculados à rede e persistem independentemente da vigência de uma instância. Os volumes do EBS têm alta disponibilidade e confiabilidade. Eles podem ser aproveitados como uma partição de inicialização de instância do EC2 ou anexados a uma instância do EC2 em execução como um dispositivo-padrão de bloco.
Quando utilizadas como uma partição de inicialização, as instâncias do EC2 podem ser interrompidas e posteriormente reiniciadas, permitindo que você pague somente pelos recursos de armazenamento provisionados, mantendo o estado de sua instância. Os volumes do EBS oferecem melhor durabilidade em comparação com os armazenamentos locais de instâncias do EC2, porque os volumes do EBS são automaticamente replicados dentro da Zona de Disponibilidade para evitar a perda de dados em caso de falha em um único hardware.
Para aqueles que desejam ainda maior durabilidade, o Amazon EBS permite criar snapshots de momentos específicos dos volumes, sendo armazenados no Amazon Simple Storage Service (Amazon S3) e automaticamente duplicados pelas várias Zonas de Disponibilidade. Esses snapshots podem ser usados como ponto inicial para novos volumes do EBS e podem proteger os dados para uma durabilidade de longo prazo. Você pode também, facilmente, compartilhar esses snapshots com os colegas de trabalho e com outros desenvolvedores da AWS.
Para mais informações, consulte Amazon EBS na seção <a href=“#additional-resources” target=“_self”>Recursos adicionais</a>.
Lista de ícones
Vários ícones são usados neste laboratório para chamar a atenção para determinados aspectos do guia. A lista a seguir explica a finalidade de cada ícone:
- Comando: um comando que você precisa executar.
- Saída esperada: um exemplo que você pode usar para verificar a saída de um comando ou arquivo editado.
- Observação: uma sugestão, dica ou orientação importante.
- Para obter mais informações: onde encontrar mais informações.
- Chama a atenção para informações de especial interesse ou importância. Deixar de ler as observações não resulta em prejuízos físicos ao equipamento ou aos dados, mas pode resultar na necessidade de repetir certas etapas.
- Aviso: uma ação irreversível com potencial para causar falha em um comando ou processo (inclusive avisos sobre configurações que não possam ser alteradas após serem feitas).
- A considerar: um momento de parar e pensar em como aplicar um conceito no seu ambiente ou iniciar uma conversa sobre o tópico em questão.
- Teste de conhecimento: uma oportunidade de verificar seu conhecimento e testar o que você aprendeu.
- Tarefa concluída: um ponto de conclusão ou de resumo no laboratório.
Tópicos abordados
Ao final deste laboratório, você conseguirá:
- Criar um volume do Amazon EBS.
- Anexar o volume do Amazon EBS a uma instância do Amazon EC2.
- Criar um sistema de arquivos em um volume do Amazon EBS.
- Modificar o tamanho de um volume do Amazon EBS.
- Modificar o tipo e as características de desempenho de um volume do Amazon EBS.
- Criar snapshots para um volume do Amazon EBS.
- Restaurar um volume do Amazon EBS usando um snapshot.
Duração
O laboratório leva aproximadamente 60 minutos.