O movimento dos objetos ao nosso redor tem intrigado as pessoas desde a Antiguidade. Já naquela época, os gregos tinham hipóteses para explicar porque as pedras caem no solo e a fumaça sobe. No século XVI, as observações experimentais de Galileu ajudaram a introduzir princípios gerais para descrever o movimento dos objetos. Neste mesmo período, foram inúmeras as contribuições vindas da Astronomia. Mas foi Isaac Newton, um dos grandes pensadores da história da humanidade, quem resumiu a explicação do movimento dos corpos em apenas 3 (três!) leis no fim do século XVII. Estas leis são validas até hoje, e só não são apropriadas para descrever o movimento de objetos muito pequenos (com dimensões microscópicas) ou de corpos com velocidades muito altas, próximas da maior velocidade que podemos ter: a velocidade da luz. (Para estas situações, precisamos recorrer à mecânica quântica ou à formulação de movimento descrita por Einstein em 1905.)
Neste curso, você vai estudar a evolução do pensamento sobre o movimento dos objetos. Ao final, você deverá ser capaz de entender porque as ideias formuladas por Aristóteles são equivocadas (embora pareçam muito intuitivas no nosso dia-a-dia!), e porque Newton de fato enxergou longe (apoiado no ombro de gigantes!). Você também será capaz de entender a contribuição de Einstein (totalmente não intuitiva) para descrever o movimento em velocidades altas. Ao longo do caminho, você aprenderá a analisar e discutir diferentes formulações físicas para explicar como o movimento acontece, descrever o movimento dos corpos considerando situações reais (incluindo até mesmo a resistência do ar!) com a ajuda de computadores, e comparar os modelos físicos com os movimentos reais na natureza (afinal, a física é uma ciência experimental!).
Ao final deste curso, você deverá ser capaz de responder perguntas como: por que os objetos se movem? Por que nossa intuição sobre o movimento as vezes é totalmente diferente das previsões dos modelos usados na Física? Como prever a posição de um objeto depois de um certo tempo? É possível descrever (e resolver) o movimento dos objetos em situações reais no nosso dia-a-dia? O que significa força? Qual a relação entre movimento e energia? O que é e quando se usa a teoria da relatividade?