Visão geral
Este laboratório apresenta o AWS CloudFormation. Você usará um modelo pré-configurado do CloudFormation que cria uma instância do Amazon EC2 e instala o WordPress com um banco de dados MySQL local para armazenamento. Depois, você excluirá a pilha para limpar os recursos.
Tópicos abordados
Ao final do laboratório, você conseguirá:
- Criar uma pilha usando um modelo do AWS CloudFormation
- Monitorar o progresso da criação da pilha
- Explorar parâmetros, recursos e saídas do CloudFormation
- Usar os recursos da pilha
- Fazer a limpeza quando a pilha não for mais necessária
O que é o AWS CloudFormation?
O AWS CloudFormation oferece aos desenvolvedores e administradores de sistemas uma maneira fácil de criar e gerenciar um grupo de recursos relacionados à AWS, provisionando e atualizando-os de forma organizada e previsível.
Você pode usar os modelos de exemplo do AWS CloudFormation ou criar os seus próprios para descrever os recursos da AWS e todas as dependências ou parâmetros de tempo de execução associados necessários para executar o seu aplicativo. Não é necessário descobrir a ordem do provisionamento de produtos da AWS ou os detalhes de como fazer estas dependências funcionarem. O CloudFormation cuida disso para você. Após a implantação dos recursos da AWS, você pode modificá-los e atualizá-los de uma forma controlada e previsível, aplicando de forma efetiva o controle de versão à sua infraestrutura da AWS da mesma forma que faz com o seu software.
Você pode implantar e atualizar um modelo e o conjunto de recursos associados (chamado de pilha) usando o console de gerenciamento da AWS, a AWS Command Line Interface ou as APIs. O CloudFormation está disponível gratuitamente e você paga apenas pelos recursos da AWS necessários para executar seus aplicativos.