Visão geral do laboratório
O Amazon Simple Storage Service (Amazon S3) é um serviço de armazenamento de objetos criado para armazenar e recuperar qualquer volume de dados de qualquer parte da internet. Oferece uma infraestrutura de armazenamento de dados extremamente durável, altamente disponível e infinitamente dimensionável a custos muito baixos.
O Amazon S3 tem suporte para a Replicação entre regiões (CRR) para produzir cópias automáticas assíncronas de objetos entre buckets em diferentes Regiões AWS. A replicação entre regiões pode ajudar você a:
- Cumprir os requisitos de conformidade: embora o Amazon S3 armazene dados entre várias Zonas de Disponibilidade geograficamente distantes entre si como padrão, os requisitos de conformidade podem determinar que o armazenamento de dados seja feito em localizações ainda mais distantes. A replicação entre regiões permite que você replique dados entre Regiões AWS distantes para satisfazer esses requisitos.
- Minimizar a latência: você pode minimizar a latência se seus clientes estiverem em duas localizações geográficas diferentes. Isso também pode ser feito durante o acesso a objetos ao manter cópias deles em Regiões AWS geograficamente mais próximas dos seus usuários.
- Aumentar a eficiência operacional: se você tiver clusters de computação em duas regiões AWS diferentes que analisam o mesmo conjunto de objetos, poderá optar por manter cópias de objetos nessas regiões.
- Manter cópias de objetos sob propriedades diferentes: independentemente de quem seja o proprietário do objeto de origem, você pode solicitar que o Amazon S3 altere a propriedade da réplica para a conta da AWS proprietária do bucket de destino. Isso é chamado de opção de substituição do proprietário. Você pode usar essa opção para restringir o acesso a réplicas de objetos.
Este laboratório demonstra o processo de configuração da Replicação entre regiões (CRR) entre dois buckets do S3 em regiões separadas.
Tópicos abordados
Ao final do laboratório, você conseguirá:
- Criar buckets S3 de origem e destino com o versionamento ativado.
- Criar uma política de replicação entre regiões.
- Ativar a replicação de bucket inteiro, arquivos criptografados, pasta específica ou tag específica.
- Identificar as condições necessárias para replicar objetos.
- Excluir arquivos replicados e entender como as exclusões são replicadas.
Conhecimentos técnicos necessários
Para concluir este laboratório com êxito, você deve estar familiarizado com a navegação básica do console de gerenciamento da AWS e com os buckets do Amazon S3.
Lista de ícones
Vários ícones são usados neste laboratório para chamar a atenção para determinados aspectos do guia. A lista a seguir explica a finalidade de cada ícone:
- Comando: o ícone do teclado especifica que você deve executar um comando.
- Saída esperada: o ícone da área de transferência indica que você pode verificar o resultado de um comando ou arquivo editado comparando-o com o exemplo fornecido.
- Observação: o ícone da nota especifica sugestões, dicas, orientações ou recomendações importantes.
- Informações adicionais: o ícone de círculo com “i” especifica onde encontrar mais informações.
- AVISO: chama atenção especialmente para ações que são irreversíveis e podem gerar uma falha de um comando ou processo. Inclui avisos sobre configurações que não podem ser alteradas após serem feitas.
- Copiar/colar: em alguns casos, você pode executar um script ou aplicar um arquivo que foi pré-criado para você. Este ícone significa um bloco de código que exibe o conteúdo do script ou arquivo com o qual você interagiu.