Visão geral do laboratório
Vídeo é consumido pela Internet em dois modos principais: sob demanda (VOD) ou como um stream em tempo real (ao vivo).
-
O streaming de vídeo sob demanda pode ser comparado ao aluguel ou posse de um DVD. O espectador pode se inscrever em um serviço, pagar uma taxa única ou comprar um filme. Durante o período em que o acesso é concedido, o espectador pode iniciar, parar, pausar, retroceder, avançar rapidamente em toda a duração do ativo VOD.
-
O streaming ao vivo é exatamente o que diz que é: ao vivo. O fluxo pode ser uma mistura de conteúdo pré-gravado (por exemplo, entrevistas) e ação ao vivo (por exemplo, esportes), mas tem uma hora de início e parada definida. O espectador online pode se juntar ao stream e talvez voltar “no tempo” mas, por fim, o stream terminará e não estará mais acessível.
O streaming ao vivo está crescendo rapidamente. Mais conteúdo de streaming ao vivo está sendo disponibilizado por estúdios e compartilhado por usuários nas redes sociais. Juntamente com isso, mais dispositivos capazes de transmitir vídeo ao vivo são implantados no mercado (por exemplo, smartphones, tablets, PC, smart TV, set-top box etc.).
Neste laboratório, você criará um fluxo de trabalho de vídeo de streaming ao vivo usando o AWS Elemental MediaLive, o AWS Elemental MediaPackage e o Amazon CloudFront.
Fluxo de trabalho de streaming ao vivo
O streaming ao vivo envolve três etapas principais:
-
Codificação/compressão: nesta etapa, um stream de fonte de alta resolução e alta taxa de bits é compactado em várias versões de baixa resolução/taxa de bits, adequadas para streaming em tempo real pela Internet.
-
Empacotamento: os streams de vídeo compactados são embalados em segmentos, geralmente de dois a dez segundos cada. Isso permite que os reprodutores de vídeo se adaptem às condições de rede flutuantes solicitando segmentos sucessivos da lista de resoluções/taxas de bits disponíveis. Isso é chamado de streaming de taxa de bits adaptável (ABR).
-
Distribuição: para atender a centenas, milhares ou milhões de visualizadores simultâneos, os streams de vídeo empacotados precisam ser distribuídos por meio de grandes redes de distribuição. Isso é chamado de Rede de entrega de conteúdo ou Rede de distribuição de conteúdo (CDN).
O que você fará no laboratório
Neste laboratório, você:
-
Vai configurar o AWS Elemental MediaLive para ingerir dois feeds de entrada de fonte e transcodificar conteúdo em dois streams de taxa de bits adaptável (ABR) e gerar esses dois streams.
-
Configurar o AWS Elemental MediaPackage para ingerir as saídas do MediaLive e empacotar as transmissões ao vivo em formatos adequados para visualização do usuário final (Empacotamento).
-
Vai configurar uma distribuição do Amazon CloudFront para usar o conteúdo empacotado do MediaPackage como fonte, para que a distribuição do CloudFront possa fornecer sua transmissão ao vivo aos visualizadores para acesso via dispositivos móveis e navegadores de desktop com baixa latência e altas velocidades de transferência (Distribuição).
Tópicos abordados
Ao final do curso, você poderá:
- Conectar o AWS Elemental MediaLive a uma fonte de entrada
- Usar o MediaLive para criar várias versões de taxa de bits de um arquivo de mídia de origem
- Configurar o MediaPackage e o CloudFront para fornecer conteúdo de streaming ao vivo para dispositivos móveis e desktops
- Reproduzir sua transmissão de vídeo ao vivo em seu dispositivo móvel ou computador
Pré-requisitos de conhecimentos técnicos
Para concluir este laboratório com êxito, você deve estar familiarizado com a navegação básica do Console de Gerenciamento da AWS.