Em muitas organizações de TI, os objetivos não estão alinhados entre desenvolvedores, que buscam por agilidade, e operadores, que focam na estabilidade. A engenharia de confiabilidade do site (SRE) é o método usado pelo Google para alinhar incentivos entre o desenvolvimento e as operações, além de prestar suporte essencial à produção. A adoção das práticas culturais e técnicas de SRE pode ajudar a melhorar a colaboração entre os departamentos comercial e de TI. Neste curso, apresentamos as principais práticas de SRE do Google e o papel importante que os líderes de TI e de negócios desempenham em uma adoção organizacional de SRE bem-sucedida.
Overview
Syllabus
- Este é o curso Developing a Google SRE Culture
- Neste módulo, apresentamos uma visão geral do curso. Vamos explicar por que ele é útil para líderes de TI e de negócios que querem incorporar a cultura de SRE. Também vamos mostrar quais assuntos serão abordados em cada módulo.
- DevOps, SRE e por que eles existem
- Este módulo explica os componentes da filosofia de DevOps, por que a engenharia de confiabilidade do site surgiu e quais pessoas em uma organização podem e devem praticar a SRE.
- SLOs com consequências
- Este módulo aborda o valor da SRE para uma empresa, assim como os fundamentos técnicos e culturais relacionados à redução de silos organizacionais e à aceitação de falhas como algo comum. Os temas incluem análises retrospectivas sem apontar culpados, objetivos de nível de serviço (SLOs) e margens de erro, além das práticas culturais da SRE de não apontar culpados, oferecer segurança psicológica, unificar visão, colaboração e comunicação e compartilhar conhecimentos.
- Tornar amanhã melhor que hoje
- A realização de testes graduais e contínuos, assim como a automação, são muito importantes na cultura de SRE. Este módulo aborda os conceitos técnicos da SRE de integração contínua, entrega contínua e implantações canário e como eles se relacionam com o pilar da filosofia de DevOps de implementar mudanças graduais. Você vai conhecer o conceito de tarefas repetitivas e saber quando implementar a automação. Também vamos discutir as práticas culturais de SRE de design thinking, prototipagem e como oferecer suporte para sua equipe durante mudanças.
- Regulação da carga de trabalho
- Neste módulo, você vai aprender sobre as práticas de SRE relacionadas à medição de tudo, mais especificamente confiabilidade e tarefas repetitivas, além do conceito de monitoramento. Também vamos abordar os fundamentos culturais da definição de metas, transparência e decisões baseadas em dados.
- Como aplicar a SRE na sua organização
- Neste módulo, vamos abordar como você pode avaliar e compreender se a sua organização tem maturidade e está pronta para adotar os princípios, as práticas e a cultura da SRE. Também vamos falar sobre quais habilidades você deve buscar ao contratar profissionais de engenharia de confiabilidade do site e como capacitar a equipe atual. Por último, daremos conselhos sobre como começar a adotar a SRE em uma empresa e sobre o suporte que as equipes de serviços profissionais do Google Cloud podem oferecer à sua organização durante essa jornada.
- Avaliação final
- Teste seu conhecimento geral das práticas técnicas e culturais da SRE do Google com estas perguntas que resumem o conteúdo abordado. É preciso ter uma pontuação de 80% ou mais para receber aprovação. Esta avaliação é necessária para receber o certificado de conclusão do curso.
Taught by
Google Cloud Training