Hoje em dia, a inovação é um negócio de todos. Se você for um gerente em uma corporação global, um empreendedor iniciando em uma função governamental ou um professor em uma escola primária, espera-se que todos sejam enxutos – para fazer melhor com menos. É por isso que todos nós precisamos de design thinking (pensamento criativo). Em todos os níveis em todos os tipos de organização, o design thinking fornece as ferramentas necessárias para se tornar um pensador inovador e descobrir as oportunidades criativas que estão lá, mas que você ainda não está vendo.
Neste curso, desenvolvido na Darden School of Business da Universidade da Virgínia e ensinado pelo corpo docente de alto escalão, fornecemos uma visão geral do design thinking e trabalhamos com um modelo contendo quatro perguntas-chave e várias ferramentas para ajudá-lo a entender o design thinking como uma abordagem de resolução de problemas. Também analisamos várias histórias de diferentes organizações que usaram o design thinking para descobrir soluções atraentes.
Overview
Syllabus
- O que é o design thinking?
- Bem-vindo ao curso – estamos felizes por você estar aqui! Começaremos revelando o que queremos dizer com design thinking e por que ele é mais eficaz do que os métodos tradicionais quando a meta é inovação. Ao analisar o histórico do caso do The Good Kitchen, um programa da Dinamarca para fornecer refeições para idosos, exploraremos como a mentalidade e a prática da equipe de inovação que fez parceria com a consultora de inovação Hatch & Bloom permitiram que eles alcançassem inovação e crescimento. Vamos também examinar quais tipos de desafios são mais adequados para o design thinking e aprender sobre a ferramenta de visualização, que ajuda a dar vida às ideias. Ao final deste módulo, você terá uma melhor compreensão do que queremos dizer com design thinking, quando usá-lo e como usar a ferramenta de visualização.
- Preparando sua mente para a inovação
- O design thinking não se trata apenas de processos e ferramentas, mas também de pessoas: sobre você como pensador de design thinking e sobre as pessoas para as quais você deseja criar valor. E, assim, antes de entrarmos no processo de usar o design thinking para gerar e testar ideias, queremos primeiro nos concentrar em sua mentalidade e observar se sua mente está preparada para ver e agir sobre a oportunidade quando ela aparecer em seu mundo. Vamos examinar essa questão analisando as histórias de dois gerentes muito capazes, George e Geoff, e como suas diferentes mentalidades afetam sua capacidade de liderar a inovação e o crescimento. Nós também aprenderemos sobre o valor da ferramenta de contar histórias. Ao final deste módulo, você terá uma melhor compreensão de uma mente preparada para ver e agir quando surgir a oportunidade, e como usar a ferramenta de contar histórias.
- Geração de ideias
- Agora vamos nos aprofundar no processo de design thinking, analisando como podemos usá-lo para gerar ideias melhores. Neste módulo, veremos a história de um empreendedor, Chris Cartter, e sua startup, a MeYouHealth, enquanto eles trabalhavam com uma empresa de design de Boston, a Essential Design, para entender o tipo de oportunidade que a rede social pode ter para nos ajudar a melhorar nossa saúde. Analisar o que já existe é o primeiro passo no processo de design thinking. Como parte da avaliação de "o que é?", os designers "seguem até a casa do cliente" e exploram os problemas que estão tentando resolver na vida versus o uso do produto. Depois que eles tiverem explorado e buscado padrões, os designers olham para o futuro e perguntam "e se?" Esta é a parte criativa do processo, mas também requer uma abordagem disciplinada. Ao final deste módulo, você entenderá como usar o design thinking para gerar ideias inovadoras, como aplicar as perguntas “o que é?” e “e se?” e como usar a ferramenta de mapeamento mental.
- Experimentação
- Depois de gerar todas essas ideias inovadoras, o que vem a seguir? O processo de design thinking agora nos ajuda a pegar as muitas ideias que geramos e a descobrir como determinar quais provavelmente produzirão os tipos específicos de resultados que queremos, se eles tomam a forma de nutrição melhorada para os idosos (por exemplo, The Good Kitchen), escolhas de estilo de vida mais saudáveis (por exemplo, MeYouHealth) ou até mesmo mais "leads" (oportunidades) com alto potencial provenientes de suas feiras comerciais (como no exemplo da IBM a seguir). Neste módulo, seguiremos as atividades de uma equipe da IBM trabalhando em estreita colaboração com uma agência de marketing experiente, a George P. Johnson, à medida que desenvolve e testa ideias para uma abordagem revolucionária para a participação em feiras de negócios. Esse processo começa perguntando "o que causa um uau?". Essa pergunta reúne os casos de negócios e do cliente que apoiam nossos novos conceitos. Em geral, a zona do "uau" ocorre na intersecção de três critérios: 1) alguém quer isso, 2) podemos criar e entregar e 3) fazer isso tem o potencial de produzir os resultados que queremos. Então, perguntamos "o que funciona?" e conduzimos pequenos experimentos para testar se nossas suposições são precisas. Ao final deste módulo, você entenderá como aplicar as perguntas "o que causa uau?" e "o que funciona?" e como usar a ferramenta de Lançamento de Aprendizado. Vamos concluir analisando nossas lições e discutindo oportunidades estratégicas.
- Atribuição final
- Este módulo hospeda materiais relacionados à sua tarefa final para o curso. A tarefa exige a seleção de uma das ferramentas de design thinking apresentadas no curso, a redação de uma reflexão e a conclusão de três revisões por pares. Para concluir o curso com sucesso, você deve concluir e ser aprovado na tarefa final.
Taught by
Jeanne M. Liedtka