Nossas boas-vindas ao Curso Gestão Intercultural nas Organizações.
Neste curso, você aprenderá que, no contexto das organizações que atuam no ambiente internacional, estar aberto às diferenças culturais é de extrema importância. Não importa se você está em São Paulo, Dubai, Paris ou no Vale do Silício: somos todos parte de uma comunidade global. Nesse grande mosaico cultural, estar aberto às diferenças individuais nem sempre é suficiente para alcançarmos o sucesso. Por outro lado, a virtualização nos permite atuar de forma integrada em equipe, encurtando distâncias geográficas e facilitando a interação com outras culturas.
Ao final deste curso, você será capaz de compreender que a gestão da cultura organizacional vai além das melhores práticas de recursos humanos ou gestão de projetos. Você terá uma visão do que é ser um cidadão global, com base em uma reflexão sobre a nossa percepção (o que enxergamos), cognição (o que pensamos) e ação (o que fazemos). Você também entenderá o aspecto da multiculturalidade das equipes virtuais, e como tratar aspectos importantes como comunicação, confiança, expatriação virtual e terá dicas de como evitar o tecnoestresse ao lidar com a complexidade do ambiente virtual.
Este curso é composto por quatro módulos, disponibilizados em semanas de aprendizagem. Cada módulo é composto por vídeos, leituras e testes de verificação de aprendizagem. Ao final de cada módulo, temos uma avaliação de verificação dos conhecimentos.
Estamos muito felizes com sua presença neste curso e esperamos que você tire o máximo de proveito dos conceitos aqui apresentados.
Bons estudos!
Overview
Syllabus
- Comunicação Através das Culturas
- A comunicação é, sem sombra de dúvidas, um dos fatores chave do sucesso das organizações, em qualquer área ou especialidade. As lideranças e gestores devem ser exímios comunicadores; uma das principais causas dos fracassos em projetos está no ruído da comunicação; o marketing é a arte de se comunicar com o seu potencial cliente. A comunicação está em toda a parte. E como as diferentes culturas se comunicam? Seria possível identificarmos padrões de comunicação para diferentes países, povos e contextos? As respostas a essas perguntas podem, muitas vezes, passar à margem dos acontecimentos do nosso cotidiano: desde uma mensagem que tenta nos alcançar nas entrelinhas até o feedback mais sincero de um gestor.
- Modelo Decisório Através das Culturas
- Posições de liderança em qualquer organização possuem um traço em comum. Trata-se da necessidade de tomada de decisões a todo o momento. Desde a decisão mais simples e cotidiana até naquela em que há a definição do futuro de uma organização, não há como negarmos que o processo decisório é afetado pelas características pessoais dos tomadores de decisão. A cultura, portanto, não poderá ser ignorada nesse processo. Algumas culturas corporativas decidem com o “D” em negrito. Outras com o “D” em itálico e tantas outras com o “d” minúsculo. Cada um desses “Ds” carrega as suas peculiaridades, vantagens e desvantagens para a gestão. Outros fatores como a ética, a “infraestutura jurídica” de um país, para citar alguns exemplos, também exercem influência na cultura corporativa e nos modelos decisórios.
- Confiança, Relações Interpessoais e Percepções através das Culturas
- Diferentes contextos históricos e culturais experimentados ao longo da nossa história resultaram nos mais diversos padrões de relacionamento interpessoal. Determinadas culturas são mais receptivas e abertas ao diálogo, outras são mais reservadas. Do mesmo modo, a confiança em diferentes ambientes pode ser conquistada de maneiras diversas: algumas cognitivamente, outras afetivamente. As variadas percepções de tempo, espaço, padrões estéticos existentes nas culturas globais são, igualmente, peças chave para adotarmos as melhores abordagens de gestão em organizações multiculturais.
- Multiculturalidade em Equipes Virtuais
- Atuar em equipes virtuais permite que pessoas de diferentes culturas e localizadas em distintos países possam atuar com um objetivo em comum de uma forma prática e com menores custos com viagens e menor impacto no dia-a-dia de uma pessoa. Por outro lado, fatores como o intenso uso da tecnologia, a diferença nos elementos de comunicação e uma eventual mistura das esferas profissional e pessoal ao atuar de forma remota pode gerar confllitos e tecnoestresse. Este módulo tem como objetivo apresentar a conceituaçao teórica do que são equipes virtuais, a importância de se entender a diversidade cultural dessas equipes e de observar os aspectos de comunicação e estabelecimento de confiança. Traz também, como itens adicionais, uma discussão de oportunidades de se obter experiências inernacionais por meio da atuação como expatriado virtual. Por fim, o módulo se encerra trazendo técnicas de organização e relaxamento com o objetivo de se evitar o tecnoestresse, para que o membro da equipe virtual possa ter um alto desempenho em suas atividades sem, contudo, impactar negativamente em sua qualidade de vida.
Taught by
Rachel Chang and Ronaldo Nagai