Visão geral do laboratório
Este laboratório demonstra como configurar uma infraestrutura de VPC para oferecer suporte a uma aplicação web básica de 3 camadas em um ambiente da nuvem AWS. A VPC será criada em várias Zonas de Disponibilidades para que a aplicação fique altamente disponível. Agora veremos uma breve explicação do que é uma VPC e de como o Elastic Load Balancing funciona.
A Amazon Virtual Private Cloud (Amazon VPC) permite provisionar uma seção da nuvem AWS isolada logicamente, na qual é possível executar recursos AWS em uma rede virtual que você define. Você tem controle total sobre seu ambiente de rede virtual, incluindo a seleção do seu próprio intervalo de endereços IP, criação de sub-redes e configuração de tabelas de rota e gateways de rede. Você pode usar IPv4 e IPv6 na sua VPC para acessar recursos e aplicações com segurança e facilidade.
É fácil personalizar a configuração de rede da sua Amazon VPC. Por exemplo, você pode criar uma sub-rede de acesso público para servidores Web com acesso à internet. Você também pode colocar seus sistemas back-end, como bancos de dados ou servidores de aplicativos, em uma sub-rede privada sem acesso à internet. Você pode usar várias camadas de segurança, incluindo grupos de segurança e listas de controle de acesso à rede, para ajudar a controlar o acesso às instâncias do Amazon EC2 em cada sub-rede.
Para obter mais informações sobre VPC, você pode visualizar a documentação da AWS usando o link a seguir:
https://docs.aws.amazon.com/vpc/latest/userguide/how-it-works.html
Tópicos abordados
- Criar uma VPC
- Criar sub-redes públicas e privadas
- Configurar o gateway de internet e o gateway NAT
- Garantir que seus recursos sejam implantados com segurança na VPC
Conhecimentos técnicos necessários
Para concluir este laboratório com êxito, é necessário estar familiarizado com a navegação básica do Console de gerenciamento da AWS e com a edição de scripts usando um editor de texto.