Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Universidade de São Paulo

Big Data em Saúde no Brasil

Universidade de São Paulo via Coursera

This course may be unavailable.

Overview

Em 1988 foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS), nosso sistema público e universal de saúde. Apesar da sua importância na diminuição das disparidades em saúde, o sistema de saúde tem consistentemente liderado a lista de maiores problemas do país segundo as pesquisas de opinião. Reclamações frequentes sobre o sistema privado têm contribuído para a conclusão de que a saúde é um problema generalizado no país. O uso de big data pode trazer melhorias significativas em termos de gestão, transparência e responsabilidade por parte dos provedores de saúde, além de fornecer dados importantes para os pacientes.

Este curso irá abordar tanto a obtenção de dados em saúde como a sua utilização para melhorar a qualidade de tomada de decisões por parte de hospitais e das diferentes esferas do governo. Mais especificamente, abordaremos as fontes de dados públicos de saúde, o uso do R e do Python para a análise de dados, metodologias de big data (como machine learning, redução de dimensão e como evitar associações espúrias), noções de economia da saúde e o uso de metodologias causais em pesquisas científicas. Apesar de o foco do curso ser a área da saúde, os conhecimentos podem ser diretamente aplicados em outras áreas como a educação, biologia, economia e administração.

Todas as aulas estão disponíveis, mesmo se a inscrição for feita após o término do curso.

Syllabus

  • Primeiro módulo: Perspectivas do uso de big data no Brasil (estudos multicêntricos, prontuários eletrônicos, medicina de precisão e internet das coisas).
  • Segundo módulo: Linguagens de programação mais utilizadas em big data (R e Python).
  • Terceiro módulo: Metodologias de big data (machine learning, redução de dimensão e controle de associações espúrias).
  • Quarto módulo: Causalidade (propensity score, regressão descontínua, diferenças em diferenças, variáveis instrumentais e randomização mendeliana).
  • Quinto módulo: As "imperfeições" da saúde pública - Introdução à Economia da Saúde (informação assimétrica, seleção adversa, risco moral e o problema do agente-principal).
  • Sexto módulo: Limitações e conclusão (privacidade e o uso de big data para uma nova saúde pública).

Taught by

Alexandre Chiavegatto Filho

Reviews

Start your review of Big Data em Saúde no Brasil

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.