Visão geral do laboratório
O AWS Storage Gateway é um serviço de armazenamento híbrido que permite que seus aplicativos on-premises usem o armazenamento na nuvem AWS de forma transparente. Você pode usar o serviço para backup e arquivamento, recuperação de desastres, processamento de dados na nuvem, camadas de armazenamento e migração. O serviço ajuda a reduzir e simplificar a infraestrutura de armazenamento do datacenter e da filial ou escritório remoto. As aplicações se conectam ao serviço por meio de uma máquina virtual ou um dispositivo de gateway de hardware usando protocolos de armazenamento padrão, como NFS, SMB e iSCSI. O gateway é conectado a serviços de armazenamento da AWS, como Amazon S3, Amazon S3 Glacier, Amazon FSx para Windows File Server, Amazon Elastic Bloc Store (EBS) e AWS Backup, o que disponibiliza armazenamento para arquivos, volumes, snapshots e fitas virtuais na AWS. O serviço inclui um mecanismo de transferência de dados altamente otimizado, com gerenciamento de largura de banda, resiliência de rede automática e transferência eficiente de dados, juntamente com um cache local para o acesso de baixa latência no on-premises para os dados mais ativos.
Neste laboratório, você trabalhará com compartilhamentos NFS e SMB do S3 File Gateway, com foco nos protocolos e portas de rede necessários para cada configuração. Primeiramente, você implantará e configurará um S3 File Gateway como uma instância do EC2. Em seguida, você terá a opção de criar e utilizar um compartilhamento de arquivos NFS com uma instância do Linux, um compartilhamento de arquivos SMB com uma instância do Windows ou ambos. Em cada cenário, você configurará os grupos de segurança relevantes para permitir o tráfego nas portas necessárias para o protocolo de armazenamento que está sendo usado. Em seguida, você montará o compartilhamento de arquivos e copiará os dados locais para ele.
Tópicos abordados
Quando você terminar o laboratório, será capaz de:
- Implantar e ativar um dispositivo do S3 File Gateway
- Listar as portas de rede necessárias para ativação do S3 File Gateway, comunicações NFS e SMB
- Criar um compartilhamento de arquivos NFS, montá-lo em uma instância do Linux, copiar dados locais e visualizar os dados de outra instância do Linux
- Criar um compartilhamento de arquivo SMB, montá-lo em uma instância do Windows, copiar dados locais e visualizar os dados de outra instância do Windows
- Monitorar diferentes métricas para o S3 File Gateway usando o Amazon CloudWatch
- Analisar eventos recentes relacionados aos recursos do S3 File Gateway usando o AWS CloudTrail
Lista de ícones
Vários ícones são usados neste laboratório para chamar a atenção para diferentes tipos de instruções e observações. A lista a seguir explica a finalidade de cada ícone:
- Comando: um comando que você precisa executar.
- Saída esperada: um exemplo que você pode usar para verificar a saída de um comando ou arquivo editado.
- Observação: uma sugestão, dica ou orientação importante.
- Informações adicionais: em que local encontrar mais informações.
- Atenção: informações de interesse ou importância especial (não tão importantes a ponto de causar problemas com o equipamento ou dados caso você não as veja, mas que podem resultar na necessidade de repetir determinadas etapas).
- A considerar: um momento de parar e pensar em como aplicar um conceito no seu ambiente ou iniciar uma conversa sobre o tópico em questão.
Conhecimentos técnicos necessários
Para concluir esse laboratório com êxito, você deve estar familiarizado com a navegação básica do Console de Gerenciamento da AWS, conectando-se a instâncias do EC2, protocolos de armazenamento, portas de rede e grupos de segurança.
Duração
Este laboratório leva 120 minutos para ser concluído.